Nova Iorque

Aquelas que, tal como eu são viciadas em séries americanas como Gossip Girl, Sex and the City, How I Met Your Mother e Million Dollar Listing NY, percebem o meu fascinio com Nova Iorque. São inúmeras as séries televisivas e filmes prestigiados que têm esta cidade como palco e como cresci a ver estes filmes, desde cedo fiquei encantada com os enormes arranha-céus e a agitação da cidade.

Assim, depois de muita insistência lá consegui convencer os meus pais a marcarem viagem e visitei a cidade em 2015. Estive lá durante oito dias no mês de Agosto e se à uma coisa que precisam de saber se tencionam visitar a cidade durante o Verão é que o calor é abrasador. Não sei quantos graus estavam na altura mas pareciam 60! O ar era quente e seco e sentia-me a derreter. Adoro calor, no entanto, este não é o melhor tempo se tencionam visitar um destino cultural que requer que andem bastante.

Para além disso, preparem-se para o Jet Leg (sim, não é um mito!). O voo demorou aproximadamente 8h, nunca tinha feito uma viagem tão longa e foi super aborrecido porque com toda a excitação estava demasiado desperta para dormir, resultado: durante os primeiros dois dias parecia um zombie com os horários todos trocados.

Apesar disto, a minha estadia em Nova Iorque foi memorável e fiquei rendida a este destino mal pus um pé fora da porta do hotel. A cidade nunca dorme e há sempre alguma coisa de espetacular a acontecer.

Há imensas atividades e locais interessantes para visitar e pode ser difícil decidir por onde começar. Para vos ajudar deixo aqui o meu top 15 das coisas que considero imperdíveis na cidade.

O meu top 15

1. Top of the Rockny2.JPG

Para mim esta é a melhor vista da cidade. Embora o Top of the Rock não seja tão alto como o Empire State Building, este edifício tem vista direta para a vastidão do Central Park, uma vista de tirar o fôlego. Se esforçarmos a vista o suficiente, conseguimos ver ao de longe a Estátua da Liberdade, pequenina como uma peça de brincar.  Deste miradouro temos ainda vista para o Empire State Building.

Existe a possibilidade de visita tanto de dia como de noite, visto que a atração está aberta desde as 08:00h à 00:00h.

2. Empire State Buildingimage.jpg

Este edifício de 102 andares terminado em 1931, permaneceu o edifício mais alto do mundo por mais de 40 anos. De facto, a vista é fenomenal e conseguimos ter uma visão 360º da cidade, porém é uma vista através de grades e não de vidro como o Top of The Rock e esse é outro dos fatores que me faz preferir o Top of The Rock.

O edifício está aberto desde as 08:00 às 02:00h, por isso pode ser visitado tanto de noite como de dia.

3. MOMAmoma_andy_warhol.jpg

Este é um museu icónico com obras do excêntrico artista americano Andy Warhol que representa objetos do dia-a-dia transformando-os em arte como as latas de sopa Campbell. Para além disso, este artista é também conhecido por retratar personalidades famosas como a Marilyn Monroe e o Elvis Presley usando a técnica da serigrafia.

Neste museu podemos ainda encontrar muitas outras obras de pintores famosos como “O Tempo” de Salvador Dali, “A Noite Estrelada” de Van Gogh e também criações de Gustav Klimt, Juan Miró e Pablo Picasso.

4. Metropolitan Museum of Artimage-2.jpg

Também conhecido como The Met, este museu é outra das paragens obrigatórias para os amantes de arte e de história medieval e egípcia, isto porque, neste espaço podemos encontrar o templo de Dendur, um antigo templo Egípcio; artefactos Egípcios; armaduras de cavaleiros medievais e a armadura de um samurai japonês; pinturas de Klimt e até um auto-retrato de Van Gogh. Imperdível!

5. Central ParkIMG_0901.jpg

No coração desta cidade de betão, encontramos o belo e contraditório Central Park. Ao entrarmos no parque parece que entramos numa diferente e nova cidade, uma pequena cidade verdejante.

É aqui que os nova iorquinos vêm para correr, andar de bicicleta e passear com a família, numa tentativa de fugir ao stress e ao acelerado ritmo citadino.

Como turista este parque é ideal para descansar um pouco, aproveitar para andar de carroça ou de barco, respirar ar fresco ou até visitar o seu pequeno Zoo.

6. Brooklyn BridgeIMG_0741.jpg

Esta belíssima ponte do século XIX liga Manhattan a Brooklyn e a sua travessia é indispensável. Enquanto o fazemos podemos apreciar a vista magnífica da cidade.

7. Times SquareNYC_-_Time_Square_-_From_upperstairs.jpg

Esta praça é a mais conhecida de NY e é fácil perceber porquê! É impossível ficar indiferente aos enormes e luminosos ecrãs publicitários ligados 24h por dia, aos criativos espetáculos de rua a acontecer constantemente e à grande quantidade de pessoas disfarçadas para que possas tirar foto com os teus super heróis e desenhos animados preferidos.

Por último, é em Times Square que se situa o Hard Rock Café da cidade. Na minha opinião este é dos Hard Rock mais interessantes que já visitei, com uma parede repleta de partes de guitarras. Vale a pena espreitar.

8. 9/11 Memorialwp-9-11-memorial-museum-22.jpg

Um súbito arrepio percorreu-me a espinha quando vi a imensidão dos buracos cavados no solo simulando o local onde se encontravam as Torres Gémeas. O memorial constitui duas enormes fontes de água em profundidade com pedra a toda a volta gravada com os nomes das milhares de vítimas do atentado. O 9/11 é um momento negro da história mundial que nunca poderemos esquecer e o memorial é uma bonita homenagem às vítimas e às suas famílias.

9. Statue of LibertyStatue-of-Liberty-New-York-USA.jpg

Depois de nos perdemos na cidade com a imensidão dos arranha-céus, a Estátua da Liberdade parece subitamente pequena. Não fui à Liberty Island, apenas apanhei um ferry gratuito que faz a travessia até Staten Island, no entanto este ferry dá-nos uma boa visibilidade da estátua e é um passeio muito agradável que pode ser realizado tanto de dia como de noite.

Se desejas visitar o topo da estátua (coroa) convém reservar com meses de antecedência aqui, visto que o espaço é muito limitado e a procura é muita.

Como não sabia disto, não tive a possibilidade de subir, daí ter optado apenas por apanhar o ferry gratuito.

10. Wall Streetwall_street_1920.jpg

Como estudante de Gestão é impossível não sentir a magia no ar. Casa da bolsa de valores nova iorquina, esta zona da cidade é palco de grandes transações mundiais feitas por alguns dos homens mais influentes do mundo.

11. Chinatown & Little Italychinatown_christopherpostlewaite_mg_8094__large.jpg

Esta parte da cidade é mais artística e jovem. Aqui podemos encontrar várias lojinhas de comércio local e de souvenirs e, para além disso, este é o sítio ideal para realizar uma refeição se gostas de cozinha italiana ou chinesa.

12. Zoo do BronxIMG_0635.jpg

Em NY existem inúmeros zoos que podemos visitar, no entanto optei por ir ao Zoo do Bronx porque é o maior zoo metropolitano dos EUA e adorei! Às quartas-feiras a entrada é gratuita, mas se optarem por esta opção aconselho-vos a ir mal o zoo abra às 10:00h, caso contrário poderá estar demasiado cheio. Fui a uma quarta-feira e não tenho nada a apontar, no entanto existem várias críticas negativas na internet quanto a realizar visitas neste dia da semana.

Neste zoo, atravessado pelo rio Bronx, podem encontrar uma grande variedade de espécies e é um passeio muito agradável que aconselho caso permaneçam na cidade tempo suficiente para o fazer.

13. 5th Avenue5th_avenue.jpg

Nesta rua das mais famosas de NY encontramos lojas de luxo como a Louis Vuitton e a Tiffany & Co., a imponente Trump Tower, uma gigantesca Apple Store e muitas outras lojas e edifícios espantosos. É obrigatória a entrada nestes estabelecimentos, sobretudo na Tiffany & Co., visto que à entrada podemos apreciar o impressionante Tiffany Yellow Diamond, um dos maiores diamantes já encontrados.

Naturalmente que esta é das zonas mais caras da cidade.

14. Chrysler BuildingChrysler.Building.original.4902.jpg

Para mim este é um dos edifícios mais bonitos da cidade. Inaugurado em 1930, o arranha-céus tem 77 andares e inicialmente era a sede da empresa de automóveis Chrysler em NY.

Infelizmente apenas existe a possibilidade de visitar o átrio de entrada, no entanto é possível apreciar a sua bela construção arquitétonica por fora, sendo que a sua melhor vista está no Empire State Building.

15. Guggenheimguggenheim_nyc.jpg

Embora não tenha tido oportunidade de entrar no museu, vi a construção por fora e é definitivamente espetacular. Esta obra do arquiteto Frank Lloyd Wright é um edifício mundialmente conhecido com exposições de artistas de renome como Jackson Pollack, Cézanne, Kandinsky, Mondrian, entre outros.  Vale a pena a visita.

. . .

Não menciono preços de admissão ao longo deste post porque na altura decidi optar por comprar o CityPass que é um pack que inclui entrada direta em diversas atrações sem ter de esperar em filas. Encontram informações sobre os diversos tipos de CityPass aqui. Estes packs podem ou não compensar mediante o número de atrações que pretendem visitar e o número de dias que vão permanecer na cidade.

Locomover-nos na cidade é bastante fácil visto que a linha de metro é bastante simples e de fácil compreensão, para além disso existe ainda a opção de andar a pé visto que a cidade é plana e as distâncias não são tão grande como se pensa.

Outra das coisas que vale muito a pena nos EUA é comprar sapatilhas, pois marcas como a Converse e a Vans são mais baratas e compensa. Por exemplo, comprei as minhas sapatilhas da Converse quando lá estive por 50$, o equivalente a cerca de 46€.

Para além disso, existe ainda uma loja chamada Century 21 com vários produtos de marca a preços mais acessíveis. Comprei lá uma carteira da Guess por cerca de 55$.

Espero que tenham gostado deste post e lembrem-se… NY is always a good idea!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s