Como sobreviver aos Saldos?

Agora que os saldos chegaram oficialmente às lojas, achei por bem escrever um post com algumas dicas que devemos seguir para evitar gastar mais do que aquilo que inicialmente pretendíamos. Soa a missão impossível na época de saldos? Pois na verdade não é, basta seguir alguns passos simples:

1. Rever as peças que temos no armário

É fundamental ter noção de tudo aquilo que temos no armário antes de sairmos disparadas feitas baratas tontas para as lojas. Não sei quanto a vocês, mas, por vezes, esqueço-me de algumas das peças que tenho guardadas. Nesse sentido, este truque é muito útil e ajuda-nos a evitar comprar itens demasiado semelhantes aos que já temos em casa e dos quais não necessitamos.

2. Redigir uma lista de peças de que necessitamos realmente

Tal como para ir ao supermercado escrevemos numa lista dos produtos que nos faltam em casa e que, por isso, precisamos de comprar, devemos seguir exatamente a mesma lógica para ir aos saldos. Afinal, o que interessa ter azeite se não temos cebola para fazer o arroz? De que vale ter 20 blusas fantásticas se não temos nenhum par de calças que combine com elas?!

3. Estabelecer um orçamento

Esta é a regra de ouro para evitar gastar mais do que aquilo que era suposto. Super básica, eu sei! Porém é uma regra que muitas pessoas ainda não seguem e no entanto ainda ficam surpreendidas por despenderem demais. É relevante mencionar que nesta fase, não só devemos estabelecer um orçamento total como também devemos definir um orçamento individual para todas as peças que pretendemos comprar.

4. Definir prioridades

Para além de estruturar uma lista de todos os itens que estão em falta no nosso armário, é também importante entender quais aqueles de que precisamos com mais urgência para que possamos começar à procura desses em primeiro lugar e evitar chegar ao fim do orçamento sem os termos comprado.

5. Fazer uma pesquisa pré-compra

Antes de efetuar qualquer compra é importante procurar itens semelhantes em lojas diferentes de modo a conseguir o melhor negócio. Uma das formas mais rápidas e eficazes de conseguir isto é fazer um levantamento online das peças e respetivos preços.

6. Evitar compras por impulso

Existe uma espécie de reação no cérebro das mulheres quando ouvem e vêem a palavra “Saldos” que nos leva a tomar decisões irracionais. Por vezes, encontramos peças das quais gostamos realmente, no entanto, só existem no tamanho acima do nosso ou estão sujas ou um pouco estragadas e nós compramo-las na mesma na expectativa de que as vamos levar a costureira e vão ficar impecáveis, o que nunca acontece e só faz com que fiquemos com menos dinheiro e com uma peça que nunca vamos usar, uma combinação muito má! Por isso, não comprem peças por impulso!

7. Investir em peças de boa qualidade e intemporais

Em vez de comprar várias peças baratas que mais cedo ou mais tarde vão ter de ser substituídas, mais vale investir num número mais limitado de peças mas com melhor qualidade e que, por isso, vão durar mais. Sei que pode ser tentador comprar o maior número de roupa ao menor preço possível, mas, lembrem-se que às vezes o barato sai caro! Para além disso, é fundamental apostar em peças intemporais que nunca saem de moda e que podemos usar em qualquer altura, como um bom casaco de couro preto, um little back dress, uma mala de marca, umas jeans de qualidade, entre outros.

8. Abraçar as compras online

Por vezes, se já tivermos experimentado as peças que desejamos anteriormente, a melhor opção é mesmo encomendá-las online de modo a evitar o caos dos saldos. Eu, pessoalmente costumo optar por esta hipótese, visto que é mais cómoda e como os itens vêm diretamente da fábrica, estão novos e impecáveis, o que, por vezes não acontece nas lojas.

Espero que este post tenha sido útil e boas compras!

Advertisements

One Reply to “Como sobreviver aos Saldos?”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s