Bratislava

Sim, é verdade, este sábado fiz mais uma viagem! Desta vez fui até Bratislava, a capital da Eslováquia.

Há quem diga que esta cidade é a continuação de Praga e deixem que vos diga que concordo plenamente! Apesar disto, Bratislava tem a sua própria beleza e encanto.

A cidade é pequena e faz-se facilmente o percurso turístico a pé, de tal modo que esta capital não é servida por uma rede de metro e as pessoas deslocam-se usando trams e autocarros. Em tom de curiosidade quero mencionar que existiu um projeto para construir uma linha de metro, no entanto a sua construção foi abandonada e ainda hoje é possível encontrar os túneis inacabados.

Tudo isto para dizer que durante a minha visita apenas andei a pé e que que um dia é suficiente para conhecer as maiores atrações. Assim, deixo-vos aqui um guia de um dia em Bratislava:

/// De Manhã ///
Castelo de BratislavaDSC_0393.JPG

Esta atração turística está localizada no topo de uma colina sobre o rio Danúbio, proporcionando uma bela vista do centro histórico. O castelo começou a ser construído no séc X e o acesso ao recinto é gratuito, incluindo ao jardim espetacular que tive o prazer de ter só para mim (sabe tudo neste post).

DSC_0308.JPG

No seu interior encontramos o Museu de Historia, no qual não cheguei a entrar, mas para quem possa estar interessado pode consultar os preços e horários aqui.

Palácio de GrassalkovichDSC_0461.JPG

Residência Oficial do Presidente da República, o palácio foi construído em 1760 e não é possível visitar, no entanto existe um jardim nas traseiras do edifício que é aberto ao público.

Catedral de S. MartinhoDSC_0136.JPG

A Catedral de S.Martinho é a igreja mais imponente de Bratislava sendo que no passado foi a Igreja de coroação do rei da Hungria.

DSC_0145.JPG

Entrar neste monumento é gratuito, mas na minha opinião não é nada de especial, esperava um interior bem mais ornamentado, típico nas grandes catedrais.

Igreja de Santa IsabelDSC_0051.JPG

Também designada por Igreja Azul, esta igreja católica pintada de azul mais parece um edifício saído de um conto de fadas.

DSC_0111.JPG

Nunca tinha visto uma igreja deste género e fiquei maravilhada. Pelas fotos que vi na internet o seu interior é tão bonito como o seu exterior, mas infelizmente a igreja estava fechada e não me foi possível entrar.

/// Hora de Almoço ///

Como já é habitual decidi ir provar comida tradicional (infelizmente!!). Optámos por um Pub Eslovaco cujas críticas no TripAdvisor eram muito positivas. Pedimos o número 207 – Slovenská misa pre 2 osoby, uma tábua para 2 pessoas incluindo 3 especialidades diferentes: o Bryndzové Halušky, que consiste num Gnocchi com queijo de ovelha e bacon frito no topo; Bryndzové pirohy, estilo um rissol frio com queijo no interior e Kapustove Halusky, uma versão do Bryndzové Halušky com couve.

DSC_0446.JPG

Tudo isto por um preço simpático de 12,9€, ou seja, 6,45€ por pessoa. O espaço era acolhedor e estava decorado a rigor, digno de um verdadeiro pub. O atendimento foi rápido e eficiente e o empregado de mesa era simpático. Mas então, porquê o infelizmente?! Porque para muita pena minha detestámos a comida, sobrou imenso e acabámos por ficar cheios de fome!!

Acredito que o restaurante seja bom, no entanto aquele estilo de comida não é para mim, valeu a pena pela experiência só que nunca mais, obrigada!!

/// De Tarde ///
Slavín

DSC_0532.JPG

O Slavín é um cemitério e um monumento de homenagem aos russos que perderam a vida ao libertar a Eslováquia da ocupação nazi, em 1945 durante a II Guerra Mundial. O memorial está localizado num dos pontos mais altos da cidade e, por isso, tem uma vista panorâmica sobre a cidade melhor do que a que do topo do Castelo.

DSC_0500.JPG

O ambiente é um bocado pesado e até existem buckers, tornando-se difícil apreciar a paisagem. A II Guerra Mundial foi brutal e causou milhares de mortes, como Portugal não esteve envolvido neste conflito por vezes não temos muita noção da dimensão e gravidade dos mesmos e ao visitar países tão marcados por este acontecimento faz-nos tomar mais consciência da situação.

DSC_0543.JPG

Subi até este ponto a pé e é bastante cansativo porque as ruas são íngremes, assim, se a vossa condição física não é melhor aconselho-vos a recorrerem a formas alternativas para aqui chegar. Sei que existe um autocarro que vai até lá, no entanto apenas passa de 1 em 1 hora.

Este é um espaço público, logo é gratuito.

Portão de São MiguelDSC_0567.JPG

Este portão dá acesso à cidade velha. Aqui podemos encontrar o “quilómetro zero”, um indicador que mostra a distância em quilómetro entre Bratislava e outras 29 capitais europeias.

DSC_0562.JPG

Passando o portão logo à esquerda encontramos a rua mais estreita de Bratislava (não é assim tão estreita comparada com as nossas vielas do Porto!).

/// Hora do Lanche ///

Depois do esforço da subida até o Slavín e porque já estávamos cheios de fome após provar aqueles “petiscos deliciosos” ao almoço, decidimos que merecíamos um gelado. Existem inúmeras gelatarias na cidade e houve uma que desde logo chamou a nossa atenção: o Arthur Ice Cream.

DSC_0601.JPG

Para além da quantidade de pessoas que estava na fila, os gelados tinham muito bom aspeto, eram artesanais e sem glúten, porém o aspeto que captou mais a minha atenção foi o facto da parte da bolacha ser preta (uma muito boa estratégia de marketing)!

DSC_0591.JPG

Como nunca tinha provado um gelado com sabor a mirtilo, esta foi imediatamente a minha escolha e deixem que vos diga que adorei! Estava muito bom e aconselho vivamente.

Man at WorkDSC_0128.JPG

Esta estátua do artista Viktor Hulík é uma das mais populares na cidade e representa um homem trabalhador. Foi construída em 1997 e o sinal de perigo a seu lado foi adicionado posteriormente depois de o pobre homem ter sido decapitado diversas vezes por condutores distraídos.

DSC_0123.JPG

O capacete e o nariz do trabalhador estão mais brilhantes do que o resto da estátua, pois reza a lenda que quem esfregar o seu capacete terá sorte até ao fim da vida e quanto ao nariz, bem, as mulheres que o esfregam têm uma grande probabilidade de engravidar. Assim, não se esqueçam de cumprir esta tradição!

Deambular pela cidadeDSC_0582.JPG

Por último, não se esqueçam de aproveitar para passear e procurar as inúmeras estátuas espalhadas pelas ruas de Bratislava. A estátua do “Man at Work” é apenas uma das muitas existentes na cidade, por isso, mãos à obra!

DSC_0426.JPG

Boa viagem!

Advertisements

2 Replies to “Bratislava”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s