Os 10 mandamentos do viajante

Como já mencionei no Outfit#12, atualmente estou a realizar uma viagem pela Europa que passa por 7 cidades. Quem já fez uma viagem deste género sabe o quão complicado pode ser planear tudo para que corra conforme o esperado.

Assim, decidi escrever este post com as regras de ouro para uma viagem bem sucedida.

1.Definir um orçamento

O primeiro passo para realizar qualquer viagem ou qualquer decisão de compra é definir um orçamento. Neste tópico importa mencionar que não é apenas relevante ter um orçamento total de viagem mas também um orçamento diário para despesas para evitar gastar mais do que o desejado.

2. Realizar uma pesquisa intensiva

Esta é uma das regras que mais influência o sucesso e o custo de uma viagem. Existem diversos métodos alternativos de viajar e várias plataformas de alojamento que oferecem opções distintas e que por vezes não exploramos. A minha plataforma preferida é o Airbnb, pois na minha opinião é a que tem a melhor relação preço/qualidade e para além disso, dá-nos a possibilidade de ganhar descontos ao convidar amigos a inscreverem-se e a reservarem estadia através do website.

Não esquecer que, por vezes, os nossos amigos e familiares são quem nos aconselha melhor.

A pesquisa é crucial porque revela um conjunto de diferentes hipóteses, sendo que a decisão final é mais ponderada e vai mais ao encontro do pretendido.

3. Delinear um itinerário

De modo a aproveitar ao máximo e a rentabilizar o tempo, é fundamental estabelecer horários para conseguir cumprir tudo aquilo a que nos propomos conhecer. Não há nada mais triste do que não visitarmos aquela atração que tanto desejávamos ver por falta de organização.

4. Reservar tudo com antecedência

Embora a ideia de viver o momento e a adrenalina da incerteza pareça romântica, não é romântica de todo! Não há nada pior do que ver o nosso plano ir por água abaixo porque deixámos tudo para a última da hora, confiámos na sorte e julgámos que tudo ia correr sempre à nossa feição. Atenção que esta regra aplica-se também às atrações das cidades! Reservar atrações é algo muito fácil e cómodo que muita gente não faz e acaba por perder horas em fila de espera.

5. Fazer uma lista de tudo o que levar

Quantas vezes partimos em viagem com uma mala cheia de coisas e nos esquecemos do básico? Quem nunca teve de voltar para trás porque deixou o Cartão de Cidadão, os bilhetes de avião ou o telemóvel em casa? Uma forma fácil de garantir que nada fica esquecido é realizar um lista com o que pretendemos levar connosco e verificar se temos tudo o que está incluído na lista antes de embarcar.

6. Check, Double Check and Check Again

Em adição ao ponto anterior é importante mencionar que é sempre necessário verificar que nada fica para trás mais do que uma vez e NUNCA tirar os olhos dos nossos pertences porque basta distraímo-nos por um segundo para ficarmos sem eles.

7. Mala pelas costuras? Não, obrigada!

Nós, as mulheres, temos tendência a levar tudo e mais alguma coisa quando vamos em viagem. Às vezes até levamos peças que nem chegamos a usar e o resultado? Uma mala demasiado cheia com peso desnecessário e sem espaço para levar os tão desejados souvenirs. Não cometam este erro clássico, levem somente o necessário. Vão ver que torna bem mais prático a busca de itens perdidos na mala, ainda deixa espaço para uma compritas e as nossas costas agradecem!

8. Plano B

Quando viajamos há sempre algo que não corre como esperávamos, temos de estar preparados para esse momento, não entrar em pânico e ter opções alternativas.

9. Tic-Tac

Seguindo esta ordem de ideias, se tens de estar em certo local a x horas e achas que 1h é suficiente para lá chegar, é melhor considerares o dobro do tempo. Em cidades desconhecidas a probabilidade de nos atrasarmos ou perdemo-nos em determinada loja no caminho é muito maior, por isso, não arrisquem! Pela minha experiência isto acontece muito, já vivi várias situações em que quase fiquei em terra.

10. Aproveitar

Embora planear viagens como esta seja muito cansativo e desgastante, não se preocupem demais e aproveitem o melhor possível porque viajar é das experiências mais enriquecedoras da vida.

 

Advertisements

2 Replies to “Os 10 mandamentos do viajante”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s