Lagos Plitvice

Está na altura de vos falar do segundo capítulo da minha mega viagem pela Europa: os Lagos Plitvice! Isto porque, durante a minha estadia na Croácia não podia perder a oportunidade de visitar estes belíssimos lagos classificado pela UNESCO como Património da Humanidade.

cascatas.JPG

Adoro a natureza e passeios como estes são revitalizantes. Depois de um dia em cheio a conhecer Zagreb, fiquei completamente esgotada e bem que precisava deste dia mais tranquilo. Realmente, a maior dificuldade numa viagem tão extensa e exigente como a que realizei pela Europa, para além de não perder o comboio, autocarro ou avião que nos leva até ao próximo destino, é planear bem os dias e intercalar dias ou momentos do dia de maior desgaste físico, com momentos mais relaxantes que nos permitam recuperam as forças, de modo a que consigamos cumprir tudo a que nos propomos.

Existem autocarros que partem regularmente de Zagreb para os Plitvice. A duração da viagem é de cerca de 2h e o preço da viagem de ida e volta anda à volta dos 20€ e pode ser comprada no site Get By Bus. Assim, comprámos os bilhetes e lá fomos nós…

vista-montanha-lago.JPG

Quanto aos bilhetes para visitar os lagos, estes não podem ser comprados online, apenas presencialmente numa das 2 entradas do parque. O autocarro que apanhei passava em ambas as entradas, mas optámos por sair na entrada 2 porque tínhamos lido em diversos sites que se queríamos evitar filas de espera, esta entrada era melhor.

No parque existem 7 percursos que podem ser realizados (A, B, C, E, H, K, K), dependendo do tempo que temos disponível e de quantos quilómetros estamos dispostos a percorrer. Os diferentes roteiros podem ser consultados aqui.

Optámos pelo percurso H, pois considerámos que era o que mais se adaptava ao que pretendíamos. O bilhete custou 110 kunas (aproximadamente 14,6€), com desconto de estudante, logo não se esqueçam de levar o vosso cartão de estudante. Para além disso, aceitam pagamento com cartão, por isso, não de preocupem se não tiverem kunas com vocês. Existem bilhetes com a duração de 1 ou 2 dias.

mini-bus-plitvice.JPG

Deste modo, na entrada 2, local onde começa o percurso H, apanhámos um autocarro que nos levou até aos lagos superiores. Durante a parte da manhã percorremos estes lagos e, de seguida, atravessámos o lago Kozjak, num passeio muito agradável e pitoresco. Fizemos uma pausa para almoço e continuámos a explorar os lagos inferiores à tarde. Pode-se andar nos autocarros que se encontram no recinto, tantas vezes quanto queiramos, no entanto o barco que atravessa o lago apenas pode ser usado 1 vez.

barco-no-lago.JPG

Por vezes, desviávamo-nos da rota para explorar algumas grutas misteriosas com as quais nos íamos deparando pelo caminho e é mesmo com este espírito aventureiro que devem iniciar a vossa viagem por este lagos tão translúcidos que mais parecem irreais. Porém, cuidado para não se perderem, o parque é muito grande, por isso, estejam atentos às placas informativas.

gruta-plitvice.JPG

A minha passagem por esta atração croata foi durante a época alta e a mais cara, sendo que se a visitarem no Inverno os preços são consideravelmente mais baratos, no entanto também têm menos tempo para explorar visto que, por esta altura, o recinto fecha mais cedo. Os lagos devem estar congelados nessa época do ano, mas deve ser uma experiência muito gira.

Já quando nos encontrávamos pelos lagos inferiores, deparámo-nos com um guia turístico que acompanhava um grupo e que imediatamente meteu conversa connosco. O senhor era super simpático e disse-nos qual era, e onde podíamos encontrar a melhor vista do parque: Veliki Slap. Este local não está assinalado no mapa, nem consta em nenhuma das placas informativas ao longo do parque, de modo que não é muito óbvio  chegar aqui. No entanto, vale muito a pena visitar e é sem dúvida deste miradouro que temos a melhor vista para os lagos, uma vista inesquecível e de tirar o fôlego!

paisagem-verde

Outras informações relevantes são que devem levar um casaco com vocês, porque mesmo no final de Julho estava fresco e devem levar comida e água, visto que durante todo o dia apenas nos cruzámos com um único bar, logo depois de atravessar o lago Kozjak. Na mesma lógica, utilizem a casa-de-banho antes de se aventurarem a descobrir a vastidão destas águas turquesa.

Por último, para visitar os Lagos Plitvice no Verão definitivamente vão precisar de um chapéu e de um par de óculos de sol. Não vale a pena levarem biquíni porque é proibido nadar nos lagos. A utilização de chinelos ou sandálias não é adequada, uma vez que o terreno tem muito pó e terra e vão ficar com os pés todos sujos, assim, devem optar por umas sapatilhas confortáveis.

pato-na-água.JPG

E que mais vos posso dizer sobre esta experiência? Simplesmente que foi um dia inesquecível e que fiquei completamente encantada com a beleza deste habitat natural! Se ficaram curiosas quanto ao outfit que escolhi para esta ocasião saibam tudo neste post.

água-peixes.JPG

Para mais informações consultem o site oficial dos Lagos Plitvice e não se esqueçam: se algum dia forem à Croácia, não deixem de visitar este local mágico. Aproveitem as paisagens divinais, o ar puro e as cascatas maravilhosas.

Boa viagem 🙂

Advertisements

6 Replies to “Lagos Plitvice”

  1. Ando para visitar a Croácia já há algum tempo e acho que para o ano é finalmente O ANO! Muito obrigada pelo post tão informativo, as fotografias são lindas!
    Já agora, o que achas de se alugar um carro e fazer zagreb > split > dubrovnik? Recomendarias ou achas que os transportes são satisfatórios?

    Liked by 1 person

    1. Olá! A Croácia é de facto um país rico em paisagens fabulosas e recantos encantadores e essa viagem é uma viagem que definitivamente nunca vais esquecer. Aconselho vivamente, por isso não adies mais, tal como mencionaste: para o ano, é o ano!
      Quanto aos transportes não tenho nada a apontar. Viajei apenas de autocarro e o é preço bastante acessível e as camionetas são confortáveis, tem wifi e tudo o mais… Claro que alugar um carro é uma experiência totalmente diferente, mas diria que ficas igualmente bem servida com os transportes da região.
      Espero ter ajudado e desejo ler brevemente no teu blog as peripécias desta grande aventura 🙂

      Beijinhos

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s